CBN ENTREVISTA AUTORA DO LIVRO “CONVERSANDO SOBRE O LUTO”

A psicóloga Maria Aparecida de Assis Gaudereto Mautoni, coautora do livro Conversando sobre o luto, lançamento da Editora Ágora, participa do programa CBN Madrugada, da Rádio CBN, nesta terça-feira, dia 16 de julho. O  programa começa à meia noite. Ouça a entrevista na frequência AM 780 ou FM 90,5 em São Paulo, na rede afiliada espalhada pelo Brasil ou ainda pelo site www.cbn.com.br.

Em linguagem simples e direta, o livro é dirigido a todos aqueles que perderam um ente querido e a profissionais de saúde que lidam com a morte no cotidiano. Dividida em seis capítulos, a obra aborda questões como apego e perda, a maneira de ajudar os enlutados, o luto da criança, além de morte e luto no contexto hospitalar.

Segundo as autoras, em pleno século 21, são poucos os pais que conseguem dizer a seus filhos que a morte é inevitável e irreversível. Os educadores também demonstram dificuldades de explanar em sala de aula o tema morte, sendo o assunto considerado tabu até nos hospitais. O livro mostra que é preciso conversar sobre morte de forma esclarecedora. “Para ajudar as crianças após a perda, é preciso oferecer carinho, compreensão, amor, respeito, acolhimento e escuta”, afirmam.

Ao falar sobre apego e perda, as psicólogas explicam que desorientação, choque e medo de enlouquecer são reações frequentes nos enlutados. Segundo elas, o melhor apoio costuma vir de outras pessoas que também sentiram a dor da perda. Elas mostram ainda o que é o luto, como se dá o seu processo e as reações mais comuns, e afirmam que não chorar faz muito mal. “Não esconda dos outros suas lágrimas, pois elas não são sinal de fraqueza”, dizem as autoras.

Elas revelam ainda que pesquisadores da Universidade de Minnesota que estudam o choro nos adultos descobriram dois importantes neurotransmissores nas lágrimas, indicando que chorar pode ser um escape químico para reduzir o estresse emocional. A pesquisa demonstrou que, em geral, as pessoas sentem-se melhor depois de chorar. O estudo comprovou também que as mulheres choram cinco vezes mais que os homens.

Para saber mais sore o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1344/Conversando+sobre+o+luto

 

 

2 thoughts on “CBN ENTREVISTA AUTORA DO LIVRO “CONVERSANDO SOBRE O LUTO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*