Selo Negro editou Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil, de autoria de Sueli, além de sua biografia, escrita por Rosane da Silva Borges

 

Nascida em São Paulo (SP) em 1951, a filósofa Sueli Carneiro é uma ativista e intelectual nata que deixa sua marca na história nacional a cada discurso ou publicação. Por isso, Sueli foi escolhida para ser a homenageada como Personalidade Literária durante a cerimônia de premiação do 64° Prêmio Jabuti, que será realizada em novembro de 2022.

Fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, ela é doutora em Filosofia pela USP e autora do livro Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil e coautora de Guerreiras de natureza (Coleção Sankofa v. 3). Além disso, um dos livros da coleção Retratos do Brasil Negro é dedicado à sua militância e leva seu nome. Todos foram editados pela Selo Negro Edições, do Grupo Editorial Summus.

Por sua militância no movimento negro, onde luta ativamente contra o racismo e pelo protagonismo da mulher negra, Sueli é doutora honoris causa pela Universidade de Brasília. Em 2021, o Itaú Cultural apresentou a exposição intitulada Ocupação Sueli Carneiro, totalmente dedicada ao legado da autora.

“Eis que um nome se ergue à nossa frente, com elevado status militante e intelectual, uma bela figura humana, elevando-se acima do comum, mudando, em grande parte, o horizonte sonoro da nossa geração, escrevendo história, construindo outra memória para as mulheres negras, tirando-as das margens, postulando sempre um grande centro: Aparecida Sueli Carneiro. Ao se tornar o que é, empresta seu nome a todas as mulheres negras. Faz-se necessário, por isso, dar ouvidos à voz de Sueli Carneiro, uma das mais importantes ativistas do movimento de mulheres negras da contemporaneidade” (Livro Sueli Carneiro, de Rosane da Silva Borges, p. 16-17).

***

 

 

RACISMO, SEXISMO E DESIGUALDADE NO BRASIL
Consciência em Debate
Autora: Sueli Carneiro
SELO NEGRO

 

Entre 2001 e 2010, a ativista e feminista negra Sueli Carneiro produziu inúmeros artigos publicados na imprensa brasileira. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil reúne, pela primeira vez, os melhores textos desse período. Neles, a autora nos convida a refletir criticamente a sociedade brasileira, explicitando de forma contundente como o racismo e o sexismo têm estruturado as relações sociais, políticas e de gênero.Num momento em que nosso país depara com temas polêmicos, como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas em universidades, a Coleção Consciência em Debate pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros.Fundamental para educadores, pesquisadores, militantes e estudantes de todos os níveis de ensino. Coordenação de Vera Lúcia Benedito.

 

SUELI CARNEIRO
Retratos do Brasil Negro
Autora: Rosane da Silva Borges
SELO NEGRO

Este é o relato da trajetória de Sueli Carneiro, ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. Feminista e intelectual, fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli é uma das personalidades políticas mais instigantes da atualidade. Entender sua história de vida, suas influências e as mudanças concretas geradas por sua militância é compreender parte do cenário espacial, político e geográfico do movimento social negro contemporâneo.Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da Coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X