ISBN: 9788571833104
Pedagogia psicodramática
Uma proposta de metodologia ativa de Maria Alicia Romaña
Organizador(es): Maisa Helena Altarugio, Maria Aparecida Fernandes Martin
Autor(es): Alcione Ribeiro Dias, Camila Tyrrell Tavares, Cristiane Tavares Romano, Cristina Jorge Dias, Elisabeth L. Bez Chleba, Gisele da Silva Baraldi, Julio Cesar Valentim, Lúcio Guilherme Ferracini, Maisa Helena Altarugio, Maria Aparecida Fernandes Martin, Marly Unello Rosinha, Neide Feijó, Norival Albergaria Cepeda, Sara de Sousa, Sônia da Cunha, Sônia da Cunha Urt
Organizado por Maria Aparecida Fernandes Martin e Maisa Helena Altarugio, este livro visa divulgar o trabalho da psicodramatista argentina Maria Alicia Romaña, que desenvolveu a pedagogia psicodramática. Os três primeiros capítulos resgatam aspectos históricos e conceituais do psicodrama e da pedagogia psicodramática, versando sobre a relação de J. L. Moreno com a educação, aspectos da vida e da obra de Romaña e os diálogos possíveis entre a pedagogia psicodramática e as metodologias ativas. Os onze capítulos restantes refletem sobre experiências realizadas pelos autores, que, como diretores, deixaram marcas reais, simbólicas e imaginárias no público que as vivenciou. Alguns dos assuntos abordados são: o papel social e psicodramático do professor; o método educacional psicodramático e o protagonismo do educando; o jogo dramático como instrumento na sala de aula; o papel do professor na produção de uma consciência crítica; a pedagogia psicodramática como metodologia ativa na formação de professores; jogos dramáticos nas aulas online; o role-playing como proposta pedagógica; o sociodrama como facilitador do desenvolvimento do papel profissional, e a neurociência e o aprendizado com psicodrama. Por fim, como sugerido por Maria Alicia, em nome da construção coletiva do conhecimento, o leitor é convidado a compartilhar suas experiências, impressões e sentimento sobre a obra.
R$81,80
Maisa Helena Altarugio
Formada em Química e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente, formadora de professores e pesquisadora na Universidade Federal do ABC (UFABC). Psicodramatista didata e docente do curso de formação da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) com foco socioeducacional. Ganhadora do prêmio Febrap 2020.
Maria Aparecida Fernandes Martin
Nasceu em São Paulo, capital, em 1965. É psicóloga, psicodramatista e docente supervisora nos focos psicoterápico e socioeducacional pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) e pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Atua na área clínica e socioeducativa desde 1988. Docente e supervisora em psicodrama, é coordenadora do Núcleo de Estudos de Psicodrama Infantil (Nepi), da ABPS, desde 1997. Em 2008, criou na ABPS o Núcleo de Estudos de Grupos Tematizados (Netem), no qual é supervisora. Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi diretora de divulgação e comunicação da Febrap no biênio 2007/2008. Atualmente, é presidente da ABPS. Pela Editora Ágora publicou Masp 1970 - O psicodrama.
Alcione Ribeiro Dias
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Psicodramatista didata supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Psicóloga pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho e consultora do campo organizacional e socioeducacional desde 1985. Vice‑presidente da Associação Entre Nós (MS), coordenadora pedagógica da Escola de Psicodrama Entre Nós e professora de Pedagogia Psicodramática e Metodologias Socionômicas. Coautora de livros e
artigos sobre educação e psicodrama. Traduziu o último livro de Maria Alicia Romaña: Pedagogia psicodramática e educação consciente.
Camila Tyrrell Tavares
Filha de uma psicóloga e de um astrofísico, mistura cheia de temperos que resultou em alegria pela vida, curiosidade, gosto pela ciência e amor pelo ser humano. Farmacêutica bioquímica (Universidade Paulista – Unip) por formação, psicodramatista
didata (Associação Brasileira de Psicodrama e sociodrama – ABPS) por paixão, educadora e atriz de teatro por amor, é graduanda em Psicologia (Unip).
Atua como facilitadora de grupos desde 2003 em ações de desenvolvimento humano e aprendizagem, com base na socionomia de Jacob Levy Moreno, na andragogia e na neurociência. Atualmente, está à frente do DC Grupo de Teatro Espontâneo, que se dedica ao estudo da modalidade teatro debate no formato proposto por Moysés Aguiar.
Cristiane Tavares Romano
Psicóloga, psicodramatista pela Sociedade Paulistana de Psicodrama (Sovap) e psicodramatista didata pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS), diretora de ensino da ABPS (gestões 2018‑2019/ 2020‑2021), com pós‑graduação em Terapia de Casal e Família pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Tem formações complementares em Terapia Cognitivo- -Comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC),Terapia Cognitiva Narrativa & Focada na Compaixão pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP), Filosofia
Oriental pela Sociedade Brasileira de Filosofia e Psicologia Oriental, facilitadora e didata em meditação na área da saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e formação em Neuropsicologia pelo CETCC.
Cristina Jorge Dias
Psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos (Unimarco).
Psicodramatista didata supervisora pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) e professora universitária. Ministra treinamento e oficinas pedagógicas em metodologias ativas e atende deficientes visuais. Autora dos livros Compartilhar jogos e vivências (Expressão e Arte, 2007) e Jogos pedagógicos e histórias de vida – Promovendo a resiliência (Loyola, 2013).
Elisabeth L. Bez Chleba
Psicóloga pós‑graduada em Recursos Humanos e com MBA em Gestão de Tecnologia Ambiental. É psicodramatista didata supervisora socioeducacional e diretora financeira da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) (gestão 2019‑2022). Colaborou por três anos em projetos sociais com jovens e participou dos projetos de educação ambiental Corpo d’Água (Umapaz/Parque do Ibirapuera e Centro de Cultura Judaica) e A Terra (Museu Catavento), em São Paulo.
Gisele da Silva Baraldi
Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Psicodramatista didata supervisora pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS). Mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Neuropsicóloga pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atua como psicoterapeuta e neuropsicóloga de adultos e crianças, e também
é professora e supervisora no Curso de Formação em Psicodrama da ABPS.
Julio Cesar Valentim
Psicólogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Psicodramatista supervisor com foco psicoterápico pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS). Pós‑graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Metodista e em Neurociências e Comportamento pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC‑RS).
Membro da diretoria da ABPS como suplente na gestão 2021‑2022. Diretor geral da Oficina de Talentos
RH, consultoria especializada na identificação e no desenvolvimento de profissionais. Psicoterapeuta em consultório particular no atendimento a adultos,
individual e em grupo.
Lúcio Guilherme Ferracini
Psicólogo especialista em Psicologia da Saúde/Hospitalar; psicodramatista didata supervisor com formação em Cuidados Paliativos; mestre em Ensino de Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor supervisor e presidente da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) nas gestões 2019‑2020 e 2021‑2022. Psicoterapeuta em consultório particular; docente do curso de Psicologia do Centro Universitário FMU. Coautor dos livros Psicodrama e relações raciais – Diálogos e reflexões (Ágora, 2020) e Viagens virtuais psicodramáticas
– A travessia da Sociedade de Psicodrama de São Paulo (Ágora, 2022). Áreas
de interesse: luto, arte, fenomenologia, existencialismo e psicodrama.
Maisa Helena Altarugio
Formada em Química e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente, formadora de professores e pesquisadora na Universidade Federal do ABC (UFABC). Psicodramatista didata e docente do curso de formação da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) com foco socioeducacional. Ganhadora do prêmio Febrap 2020.
Maria Aparecida Fernandes Martin
Nasceu em São Paulo, capital, em 1965. É psicóloga, psicodramatista e docente supervisora nos focos psicoterápico e socioeducacional pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) e pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Atua na área clínica e socioeducativa desde 1988. Docente e supervisora em psicodrama, é coordenadora do Núcleo de Estudos de Psicodrama Infantil (Nepi), da ABPS, desde 1997. Em 2008, criou na ABPS o Núcleo de Estudos de Grupos Tematizados (Netem), no qual é supervisora. Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi diretora de divulgação e comunicação da Febrap no biênio 2007/2008. Atualmente, é presidente da ABPS. Pela Editora Ágora publicou Masp 1970 - O psicodrama.
Marly Unello Rosinha
Bióloga pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mestre em Semiótica e Técnicas Educacionais pelo Centro Universitário Braz Cubas (UBC). Mestre em
Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Psicodramatista Socioeducacional pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS).
Neide Feijó
Enfermeira, mestre em Enfermagem Psiquiátrica e doutora pela Universidade de São Paulo (USP); pós‑doutora em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; sociodramatista e didata pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS); sociodidata pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; professora coordenadora na Escola Superior de Saúde Jean Piaget VNG (Portugal).
Norival Albergaria Cepeda
Nasceu em São Caetano do Sul, São Paulo, em 1959. Graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade São Judas, em 1982, e em Psicologia pela Universidade São Marcos, em 1990. Especializou-se em Psicodrama na Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS), onde obteve o título de psicodramatista didata e supervisor. É especialista supervisor em Análise Psicodramática pela Escola Paulista de Psicodrama (EPP). Entre 2002 e 2004, integrou a equipe de coeditores da Revista Brasileira de Psicodrama. Desde 1994 atua como psicólogo clínico em consultório e como docente de psicodrama em instituições formativas. É um dos autores do livro Masp 1970 - O psicodrama (Ágora, 2010).
Sara de Sousa
Terapeuta ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS‑IPP);
mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; doutora em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); diretora de sociodrama e sociodidata pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; terapeuta ocupacional
no serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário de São João; professora‑adjunta na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS‑IPP); pesquisadora do Laboratório de Reabilitação Psicossocial da ESS‑IPP e da FPCEUP; pós‑graduada em Gestão e Direção de Unidades de Saúde pela Porto Executive Academy do Instituto Politécnico do Porto.
Sônia da Cunha Urt
Graduada em Psicologia, Pedagogia e Administração de Empresas. Pós‑doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pela Universidad de Alcalá
de Henares (Espanha) e pela Universidade de Lisboa (Portugal). Doutora em Educação (Unicamp) e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo (PUC‑SP). Psicodramatista pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Professora titular aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisadora sênior dos programas de pós‑graduação em Educação e
em Psicologia da UFMS. Coordenadora do grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Psicologia da mesma instituição. Atua em ensino, extensão e pesquisa, e suas publicações se concentram na área de educação e interfaces com a psicologia.
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