ISBN: 9788532310842

Quadros clínicos disfuncionais e gestalt-terapia

Organizador(es): Karina Okajima Fukumitsu, Lilian Meyer Frazão

Autor(es): Angela Schillings, Arlene Leite Nunes, Cintia Lavratti Brandão, Claudia Baptista Távora, Cleber Gibbon Ratto, Cláudia Ranaldi Nogueira, Fabíola Mansur Polito Gaspar, Ileno Izídio da Costa, Karina Okajima Fukumitsu, Lilian Meyer Frazão, Luiz Gustavo Santos Tessaro, Lílian Cherulli de Carvalho Ismael da Costa, Mônica Botelho Alvim, Ênio Brito Pinto

Este volume apresenta diversos quadros disfuncionais ilustrados por casos clínicos em que o indivíduo, cujo funcionamento se apresentava interrompido, estava impedido de viver com qualidade e bem-estar. Desse modo, desmistifica a visão dualista de que “saúde” e “doença” são opostos, devendo a doença ser combatida a qualquer custo. Temas como psicose, bipolaridade, suicídio, adoecimento autoimune, automutilação, ansiedade, borderline, autismo, dependência química, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares e depressão são abordados segundo os referenciais da Gestalt-terapia, que consideram sobretudo o sofrimento humano.

Em estoque

R$87,80

ISBN: 9788532310842

Assuntos: ,

Coleção: Gestalt terapia: fundamentos e práticas

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532310842
REF: 11084
Edição 1
Ano 2017
Nº de Páginas 264
Peso 0.31 kg
Formato 14 × 21 cm

Karina Okajima Fukumitsu

Karina Okajima FukumitsuÉ psicóloga, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga. Doutora e pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA). Coordena a Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e o Programa RAISE: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial. É ainda cocoordenadora da Pós-Graduação Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Autora de diversos livros, é organizadora de Vida, morte e luto e co-organizadora da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas (todos da Summus).

Lilian Meyer Frazão

Lilian Meyer FrazãoUma das pioneiras na abordagem gestáltica no Brasil, é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Instituto de Psicologia da mesma instituição e docente do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Colaboradora em treinamentos de Gestalt-terapeutas no Brasil e no exterior, é autora de artigos em revistas e responsável pela tradução de artigos e livros de Gestalt para o português.

Angela Schillings


Psicóloga clínica, Gestalt -terapeuta pelo CEG -SP e especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), é mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde é professora do Departamento de Psicologia. Fundadora, diretora e responsável técnica da Comunidade Gestáltica - Clínica e Escola de Psicoterapia em Florianópolis, é coordenadora, professora e supervisora de cursos de formação, especialização e atualização em Gestalt- terapia. Autora de artigos e capítulos de livros sobre essa abordagem, é editora-geral da revista eletrônica AW@RE e atua como psicoterapeuta de adultos, casais, famílias e grupos.

Arlene Leite Nunes


Psicóloga, psicoterapeuta e supervisora clínica. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Psicologia Clínica (Gestalt‑terapia) pelo Instituto Gestalten. Professora e supervisora do curso de Formação Plena de Gestalt‑terapia do Comunidade Gestáltica. Professora dos cursos de Psicologia e Medicina da Universidade da Região de Joinville (Univille) e do curso de Nutrição do Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Autora do livro Transtornos alimentares na adolescência e de vários artigos e capítulos de livros nessa temática. Coordenadora do projeto de extensão “Encontro”, que presta atendimento interdisciplinar em grupo a pessoas com sobrepeso e obesidade (Univille).

Cintia Lavratti Brandão


Graduada em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino. Realizou estudo e aperfeiçoamento em Gestalt‑terapia pelo Centro de Gestalt‑terapia do Paraná. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Professora adjunta VI, supervisora clínica na abordagem gestáltica, membro do Núcleo Docente Estruturante na Universidade da Amazônia e cocoordenadora do projeto de extensão Plantão Psicológico e Contemporaneidade desde 2010. Sócia-fundadora do Centro de Capacitação em Gestalt‑terapia (CCGT). Professora convidada em institutos de Gestalt‑terapia em âmbito nacional. Trabalhos com ênfase em Gestalt‑terapia, fundamentos filosóficos e epistemológicos da Gestalt‑terapia, clínica infantojuvenil, sistemas íntimos e psicopatologia. Atuação docente em transmissão, formação e supervisão em Gestalt‑terapia e psicóloga clínica em consultório particular.

Claudia Baptista Távora


Psicóloga, atua como psicoterapeuta de jovens, adultos, casais e famílias desde 1988. Psicóloga concursada em Saúde Pública, é coordenadora do Serviço de Psicologia do Departamento de Assistência Médica da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Especialista em Psicologia Clínica, é mestre em Psicologia e Práticas Socioculturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Formada no Programa em Sistemas Íntimos pelo Center for the Studies of Intimate Systems/Gestalt International Study Center (EUA), é colaboradora do Instituto Gestalt de São Paulo (IGSP) e do Instituto de Gestalt -terapia e Atendimento Familiar do Rio de Janeiro (IGT). Autora de artigos sobre psicoterapia, saúde mental e subjetividade na contemporaneidade, em publicações nacionais e internacionais, é membro do corpo editorial da revista Gestalt!Review.

Cláudia Ranaldi Nogueira


Especialista em psicologia clínica. Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos. Coordenadora do Instituto Gestalt de São Paulo. Realizou treinamento Intensivo em Gestalt‑terapia pelo Gestalt Therapy Institute of Los Angeles e especialização pelo Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência.

Cleber Gibbon Ratto


Psicólogo e psicoterapeuta. Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Bolsista de produtividade do Programa de Pós‑Graduação em Educação do Centro Universitário LA Salle (Unilasalle). Professor permanente do Programa de Pós‑Graduação em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista/IPA.  

Ênio Brito Pinto


Ênio Brito Pinto

É psicólogo e psicopedagogo. Mestre e doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é pós-doutor em Psicologia Clínica pela mesma instituição. Além de Gestalt-terapeuta, é professor e coordenador do Instituto Gestalt de São Paulo e professor convidado de diversos cursos de formação e especialização na área. É membro do Instituto Terapêutico Acolher, especializado no atendimento psicoterapêutico a religiosos católicos. É autor de livros, artigos e capítulos de livros publicados nas áreas de psicoterapia, psicopatologia, sexualidade e psicologia da religião.

Fabíola Mansur Polito Gaspar


Psicóloga clínica e Gestalt‑terapeuta com formação pelo Instituto Sedes Sapientiae (SP) e especialização pelo Comunidade Gestáltica – Clínica e Escola de Psicoterapia em Florianópolis (SC). Especialista em Psicologia Clínica pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Mestre em Engenharia de Produção, na área de Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora e supervisora dos cursos de Formação Básica e de Formação Plena em Gestalt‑terapia no Comunidade Gestáltica. Autora do livro Obesidade e trabalho: histórias de preconceito e reconhecimento vividas por trabalhadores obesos e de capítulos em livros e revistas dentro dessa abordagem.

Ileno Izídio da Costa


Psicólogo clínico. Professor adjunto do Departamento de Psicologia Clínica. Pós‑doutorando pela Universidade de São Paulo (USP), pela Universidade Federal do Rio Grande de Norte (UFRN) e pela UCL/Portugal. Coordenador dos Grupos de Intervenção Precoce nas Psicoses (Gipsi), Personna (estudos e pesquisas sobre violência, criminalidade, perversão e “psicopatia”) e do Centro Regional para Enfrentamento às Drogas da Universidade de Brasília (CRR‑UnB/Darcy Ribeiro/Senad). Orientador de pós‑graduação lato e stricto sensu (especialização, mestrado e doutorado) do Programa de Psicologia Clínica e Cultura da UnB. Presidente da Associação de Saúde Mental do Cerrado (Ascer).

Karina Okajima Fukumitsu


Karina Okajima Fukumitsu

É psicóloga, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga. Doutora e pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA). Coordena a Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e o Programa RAISE: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial. É ainda cocoordenadora da Pós-Graduação Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Autora de diversos livros, é organizadora de Vida, morte e luto e co-organizadora da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas (todos da Summus).

Lílian Cherulli de Carvalho Ismael da Costa


Psicóloga e licenciada em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Psicologia Clínica na Abordagem da Gestalt‑terapia pelo Instituto de Gestalt‑terapia de Brasília (IGTB). Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB. Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura pela mesma instituição. Analista judiciária/supervisora substituta da Seção Psicossocial da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (VEP/TJDFT). Docente do IGTB.

Lilian Meyer Frazão


Uma das pioneiras na abordagem gestáltica no Brasil, é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Instituto de Psicologia da mesma instituição e docente do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Colaboradora em treinamentos de Gestalt-terapeutas no Brasil e no exterior, é autora de artigos em revistas e responsável pela tradução de artigos e livros de Gestalt para o português.

Luiz Gustavo Santos Tessaro


Psicólogo. Gestalt‑terapeuta pela Comunidade Gestáltica – Clínica e Escola de Psicoterapia, em Florianópolis (SC). Mestrando em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Suporte à Pós‑Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Capes/Prosup).

Mônica Botelho Alvim


Psicóloga com especialização em Gestalt-terapia, é mestre em Psicologia Social e do Trabalho e doutora em Psicologia Clínica. Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é membro fundador do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília. Atuando como docente no ensino superior desde 1999 e como Gestalt-terapeuta desde 1990, tem produção bibliográfica no Brasil e no exterior, sendo membro do corpo editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Pesquisa as dimensões teórico-metodológicas da clínica da Gestalt - Terapia a partir do diálogo interdisciplinar com a fenomenologia e a arte contemporânea, tendo Merleau-Ponty como autor principal no campo da filosofia. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Fenomenologia e Clínica de Situações Contemporâneas (Neifecs) e ao Núcleo de Pesquisa para a Infância e a Adolescência Contemporânea (Nipiac).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [549.56 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Quadros clínicos disfuncionais e gestalt-terapia”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Gestalt-terapia: Fundamentos epistemológicos e influências filosóficas

Ari Rehfeld
Claudia Lins Cardoso
Hugo Elídio Rodrigues
e mais 5 autores
R$64,20

Em estoque

Este primeiro volume da Coleção Gestalt‑terapia: fundamentos e práticas apresenta as bases epistemológicas e as influências filosóficas que norteiam a abordagem e compõem os alicerces sobre os quais ela se desenvolveu. Nem sempre esses alicerces foram claramente explicitados pelos fundadores da Gestalt-terapia. Assim, este livro tem o objetivo de oferecer à comunidade gestáltica (estudantes de psicologia, especializandos, profissionais de Gestalt) informações claras e organizadas para o aprofundamento e a ampliação do saber gestáltico, utilizando uma linguagem simples e acessível. Entre os temas abordados na obra estão: raízes históricas da Gestalt-terapia; fenomenologia; existencialismo; humanismo; psicologia da Gestalt; teoria de campo; teoria organísmica; pensamento oriental e Gestalt.

Situações clínicas em Gestalt-terapia

Alysson de Oliveira Mendes
Beatriz Helena Paranhos Cardella
Eleonôra Torres Prestrelo
e mais 8 autores
R$57,10

Em estoque

Nesta obra, terapeutas com vasta experiência apresentam ensaios profundos e sensíveis sobre como se trabalha e se pensa clinicamente em Gestalt-terapia. Articulando teoria e prática, examinam diferentes temáticas: o fechamento de Gestalten; o trabalho com sonhos; o apoio a jovens prestes a entrar na vida adulta; a escuta de pacientes transexuais; a clínica com crianças e adolescentes; o trabalho com pacientes que apresentam ansiedade e depressão etc.Trata-se de narrativas sensíveis e delicadas, relatadas por profissionais que diariamente dedicam seu tempo e esforço a ser testemunhas dos sofrimentos, histórias, alegrias e dificuldades de seus pacientes.

Gestalt-terapia: conceitos fundamentais

Alexandra Cleopatre Tsallis
Angela Schillings
Beatriz Helena Paranhos Cardella
e mais 10 autores
R$74,50

Em estoque

O segundo volume da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas trata de temas como awareness, funções, fases e ciclo de contato, fronteira de contato, o self e suas funções, autorregulação organísmica e homeostase, ajustamento criativo e hierarquia de valores ou necessidades, aqui e agora, autossuporte e heterossuporte, indiferença criativa, teoria paradoxal da mudança e concepção de neurose em Gestalt-terapia.

Elementos para uma compreensão diagnóstica em psicoterapia

O ciclo de contato e os modos de ser
Ênio Brito Pinto
R$51,00

Em estoque

Partindo do pressuposto de que a compreensão diagnóstica é fundamental, Ênio Brito Pinto utiliza nesta obra o ciclo de contato para distinguir estilos de personalidade: o dessensibilizado, o defletor, o introjetor, o projetor, o profletor, o retrofletor, o egotista e o confluente. Livro indicado para estudantes e profissionais de psicologia e Gestalt-terapia.

Modalidades de intervenção clínica em gestalt-terapia

Claudia Lins Cardoso
Enila Chagas
Jorgete de Almeida Botelho
e mais 8 autores
R$71,60

Em estoque

Este livro focaliza a prática clínica e suas especificidades aplicadas a diferentes grupos, bem como à saúde pública. Alguns dos temas abordados são: a psicoterapia dialógica, base da Gestalt-terapia; o lugar do corpo e da corporeidade na clínica gestáltica; o trabalho psicoterapêutico com crianças; as particularidades do atendimento a adolescentes; psicoterapia gestáltica com idosos, população que cresce cada vez mais no Brasil; terapia de casal e de família na abordagem gestáltica; e o trabalho com grupos.

Soltar as muletas

Um olhar diferente sobre as drogas e a adição
Hermann Schreck Malgor
R$67,90

Em estoque

Em 18 de junho de 1971, o então presidente dos Estados Unidos Richard Nixon declarou que a guerra às drogas – ilícitas, que fique bem claro – deveria ser prioridade em seu país. A partir de então, diversas nações do mundo, em maior ou menor grau, entraram nessa cruzada, que continua até hoje. No entanto, ao contrário do que se esperava, seus resultados são bastante questionáveis: aumento do consumo de drogas, explosão do número de mortes ligadas ao tráfico e enriquecimento estratosférico dos narcotraficantes. Por outro lado, substâncias consideradas legais – como tabaco, álcool e medicamentos controlados – continuam a provocar estragos na vida de centenas de milhares de pessoas. Os dependentes químicos são cada vez mais estigmatizados, ao mesmo tempo que o Estado e a sociedade os desprezam e ignoram. Quando não estão abandonados à própria sorte, são confrontados com ações compulsórias de tratamento e reclusão, em vez de usufruir de políticas públicas que lhes permitam recuperar a dignidade e a vontade de viver.Voz dissonante nesse campo, o psicólogo uruguaio Hermann Schreck Malgor analisa profundamente a questão da adição de outro viés: o de que as drogas não são o problema, mas a solução que os dependentes encontraram, naquele momento, para sobreviver a um intenso sofrimento emocional. Com ampla experiência clínica, baseada nos ensinamentos da Gestalt-terapia, o autor apresenta diversos relatos de casos em que a adição foi superada não mediante a abstinência ou a reclusão, mas quando dores antigas foram ouvidas, validadas e curadas. Em capítulos curtos e inteligentes, ele utiliza uma linguagem fluida e não técnica para nos trazer verdades extremamente incômodas, que nos farão questionar diversos paradigmas que repetimos há décadas quando o assunto é drogas.

Psicose e sofrimento

Marcos José Müller-Granzotto
Rosane Lorena Müller-Granzotto
R$108,80

Em estoque

O livro trata de duas distintas clínicas gestálticas: a clínica das psicoses e a clínica do sofrimento ético, político e antropológico. Com base em casos clínicos e na interlocução com a psiquiatria fenomenológica, com a psicanálise lacaniana e com a filosofia política contemporânea, os autores delimitam o estilo gestáltico de compreensão e intervenção nos contextos em que se produzem reações psicóticas e aflitivas.

Clínica, a relação psicoterapêutica e o manejo em gestalt-terapia, A

Alberto Pereira Lima Filho
Beatriz Helena Paranhos Cardella
Ênio Brito Pinto
e mais 5 autores
R$64,20

Em estoque

Entre os temas abordados aqui estão a primeira entrevista em Gestalt-terapia, o contrato terapêutico, a importância do sagrado no processo psicoterápico, o pensamento diagnóstico processual e os ajustamentos criativos funcionais e disfuncionais, as técnicas e os recursos da abordagem, o trabalho com sonhos, os términos no processo psicoterapêutico e o trabalho clínico institucional.