Petria Chaves, do programa Revista CBN, conversou com a psicóloga Heloisa Fleury sobre como impor limites amorosos e proteger os filhos. Heloisa é autora, junto com Haim Omer, do livro Pais corajosos, da Editora Ágora. Ouça abaixo, já a partir de 1:48:30 (a entrevista segue até 2:01:01).

.

.

PAIS CORAJOSOS
Como impor limites amorosos e proteger seu filho
Autores: Haim OmerHeloisa Junqueira Fleury

Nas últimas décadas, o crescimento das cidades, o isolamento das famílias e o desenvolvimento da tecnologia prejudicaram enormemente a relação entre pais e filhos. Os primeiros, cada vez mais enfraquecidos, sentem que perderam o contato com os filhos. Estes, por sua vez, não vivenciam um senso de pertencimento e parecem estar à deriva.

Diante dessa realidade, os psicólogos Haim Omer e Heloisa Fleury apresentam neste livro instrumentos eficazes para que os pais reassumam seu papel e construam relacionamentos sólidos, sinceros e construtivos com os filhos. Baseando-se em conceitos como presença, autocontrole, persistência, apoio externo e limites amorosos, os autores desenvolvem o conceito de cuidado vigilante – que, dependendo do contexto, pode se desdobrar em atenção aberta, atenção focada e medidas unilaterais.

Entre os assuntos abordados aqui estão a superproteção, a privacidade como conceito “sagrado”, a importância da aliança entre pais e escola, as melhores formas de lidar com os medos das crianças e os perigos de negligenciar sinais que podem indicar problemas. Um capítulo especial discute o efeito devastador das telas e da internet na vida de crianças e adolescentes e oferece propostas para combatê-los.

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    shares
    X