REVISTA BONS FLUIDOS TRAZ ENTREVISTA COM AUTOR DO LIVRO “MEDICINA INTEGRATIVA”

A edição de dezembro da revista Bons Fluidos deu destaque para o livro Medicina integrativa – A cura pelo equilíbrio, da MG Editores. Em entrevista a reportagem, intitulada “Medicina da sensibilidade”, o médico Paulo de Tarso Lima, autor da obra, afirma que “a medicina está resgatando o seu papel original, que é o de cuidar”. Leia na íntegra: http://bit.ly/UhmHct

Praticada em grandes hospitais e universidades, a medicina integrativa está em ascensão em todo o mundo ocidental. Trata-se de uma abordagem médica orientada para a cura do paciente como um todo, visando saúde, qualidade de vida e autocuidado. O objetivo não é apenas curar o paciente, mas estimulá-lo a melhorar seus hábitos e a ter papel ativo em sua recuperação. Partindo da história de vida, dos hábitos e da análise meticulosa da saúde daquele indivíduo específico, o médico que adota a abordagem integrativa propõe o plano mais adequado para ele – sempre tomando por base uma visão ampla de saúde e cura. No livro, o autor, um dos maiores especialistas brasileiros da área, reúne informações sobre os tratamentos, a filosofia e os resultados concretos dessa prática.

Pioneira no mercado editorial brasileiro, a obra mostra que, apesar dos fabulosos avanços dos últimos cem anos, a medicina convencional ainda não consegue tratar a doença e, ao mesmo tempo, prevenir seu surgimento. “É para equilibrar essa situação que surge a medicina integrativa, que se pauta pela união dos avanços científicos com as terapias e práticas complementares cujas evidências comprovem sua segurança e eficácia”, afirma o médico.

No livro, o autor aborda os conceitos que norteiam a prática e oferece dicas que podem ser adotadas e seguidas em qualquer momento do dia. São exercícios de relaxamento para a consciência corporal e para o cultivo da atenção plena; apresentação de uma pirâmide alimentar anti-inflamatória; demonstração de como montar um prato colorido e rico em nutrientes; informações sobre a relação entre alimentação e câncer; comparação entre alimentos orgânicos e não orgânicos; e sugestões para diminuir o nível de estresse. A mudança na dieta, a recomendação de atividades físicas, redução de estresse, terapias de corpo e mente ou uso de técnicas da medicina tradicional chinesa são diretrizes da medicina integrativa.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1193/Medicina+integrativa

Uma ideia sobre “REVISTA BONS FLUIDOS TRAZ ENTREVISTA COM AUTOR DO LIVRO “MEDICINA INTEGRATIVA”

  1. En realidad nunca se dejf3 de uiatlzir la medicina alternativa, los tecitos de yuyos que hacedan las abuelas, los consejos alimenticios.El reiki es cosa natural cuando somos chicos.Creo que el sistema de salud convencional solo apunta a tapar el sedntoma, pero la verdadera buena salud debe provenir de una comunif3n con nuestro ser fedsico, emocional, mental y energe9tico; el e1mbito en el que vivimos, nuestro medio ambiente hacen a nuestra salud tambie9n. Nuestro modus vivendi La enfermedad es generada por polucif3n externa o por algfan desequilibrio interno.Hay mucho que aprender de los estados de salud!La medicina oriental es lo me1ximo!Saludos y adelante, este1 muy buena la pe1gina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*