VEJA ENTREVISTA DOS AUTORES DO LIVRO “ENSINO DE MATEMÁTICA” PARA A TV UNIVESP

10953Os autores do livro Ensino de matemática: pontos e contrapontos (Summus Editorial), os professores Nílson José Machado e Ubiratan D´Ambrosio, participaram na quarta-feira, dia 8, do programa Educação Brasileira, da TV Univesp. Na entrevista, eles falaram da temática do livro, apontando os problemas da multiplicação das cadeiras, a fragmentação do currículo e a carência de se trabalhar tendo em vista a transdisciplinaridade. Assista ao vídeo abaixo com a entrevista na íntegra.

Ampliar e aprofundar a análise sobre a teoria e a prática do ensino da matemática, bem como suas dificuldades. Esse é o objetivo do livro. Além de apresentar diferentes e relevantes aspectos do ensino da matemática, o 11º volume da coleção Pontos e Contrapontos aborda tanto questões históricas quanto epistemológicas, sociais e políticas desse campo específico do conhecimento que tem impacto em todos os demais. Na obra, Machado e D’Ambrosio estabelecem um debate acadêmico em que analisam com profundidade questões cruciais e polêmicas relacionadas ao ensino da matemática.

Organizada pela professora Valéria Amorim Arantes, o livro discute questões como os conteúdos mínimos da matemática, suas possíveis relações com as visões aristotélica e platônica, o conceito de inter e transdisciplinaridade, métodos e técnicas e a formação de professores no contexto brasileiro, entre outras.

Seguindo a proposta da coleção, o livro está estruturado em três partes. Na primeira, cada autor discorre livremente sobre o tema, expondo seu ponto de vista. Em seguida, ambos trocam perguntas e respondem a elas. Na terceira parte, a professora Valéria lança novos questionamentos, gerando um debate profícuo e instigante. “Com o objetivo de trazê-los ainda mais para o chão da escola e para as práticas docentes, proponho que discorram sobre os conteúdos mínimos da matemática a ser ensinados nas instituições escolares, a formação dos professores no contexto brasileiro e o conceito de aprendizagem baseada em problemas no ensino dessa disciplina”, afirma a organizadora.

Para saber mais sobre o livro, acesse: http://bit.ly/ZTGsC0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*