CONTRA O SENSO COMUM

A Revista do Correio, encarte do jornal Correio Braziliense, publicada no domingo, 11 de janeiro, indicou a leitura do livro Seu bebê em perguntas e respostas – Do nascimento aos 12 meses (MG Editores). A reportagem afirma que as mães, em geral, estão sujeitas a uma saraivada de conselhos nem sempre úteis, apesar de bem intencionados. Leia a matéria na íntegra: http://goo.gl/jxOE9o

Ter um filho é uma das experiências mais emocionantes da vida, mas também uma das mais assustadoras. As mães e os pais de primeira viagem muitas vezes se veem às voltas com problemas que não sabem resolver – e, por causa da inexperiência, acabam transmitindo uma ansiedade que prejudica o relacionamento com o bebê. Como evitar as cólicas? De quanto em quanto tempo amamentar? Quando o recém-nascido pode sair à rua? Como saber se ele está se desenvolvendo corretamente? Por que o bebê não dorme à noite? Por que ele não pára de chorar? 50054Essas são algumas das perguntas respondidas pelo livro Seu bebê em perguntas e respostas, escrito pelo pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros.

Baseada na experiência de mais de três décadas do dr. Sylvio como pediatra, a obra segue uma linha diferente de outros compêndios da área, que enfocam explicações técnicas e clínicas e só falam do “bebê-padrão”. “Os medos e receios de uma mãe, principalmente daquelas que vivem a maternidade pela primeira vez, são únicos. Portanto, o pior caminho é generalizar um problema”, afirma. O pediatra, segundo ele, deve ser alguém preparado para ouvir e lidar com a mãe, que tem dúvidas normais e perfeitamente compreensíveis.

Com informações claras, didáticas e tranquilizadoras para o dia-a-dia, o livro foi elaborado na forma de perguntas e respostas. “O objetivo é ajudar as mães a cuidar de seus filhos e estabelecer com eles uma relação de amor e confiança”, diz. Fácil de consultar, a obra pode ser lida de uma vez ou utilizada sempre que houver dúvidas a respeito de algum comportamento ou estado apresentado pelo bebê.

As informações estão divididas em trimestres. O capítulo “Do nascimento aos 3 meses” é o mais extenso, pois essa é uma fase de muitas dúvidas para pais e mães recentes. Questões relacionadas a sono, bem-estar, imunização, comportamento, alimentação e medicação são amplamente exploradas. Ao final, anexos esclarecem o uso correto das cadeirinhas para automóveis e trazem gráficos de peso e crescimento para acompanhar a evolução do bebê.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1122/Seu+beb%C3%AA+em+perguntas+e+respostas

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*